PROJETO | 2020

Casa C.G.M.

Local

Lagoa da Conceição

Florianópolis

SC

Área construída

550m²

Proj. Arquitetônico

Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Proj. Interiores

Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Status

Obra Concluída

A influência de um lugar no projeto arquitetônico de uma residência pode ser percebida na Casa C.G.M., de 550 metros quadrados, projetada pela Ruschel Arquitetura e Urbanismo. Erguida em um condomínio implantado em meio ao verde no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a edificação foi totalmente planejada com o propósito de promover a sua integração com a natureza que a cerca.

O privilegiado entorno determinou a adoção de elementos naturais, como a madeira garapeira e a pedra miracema serrada entre os materiais, e a priorização da transparência nos fechamentos. Extensos planos de vidro em esquadrias piso-teto garantem os visuais da área externa tanto na frente como nos fundos da casa.
Desta forma, a natureza “invade” os espaços internos, especialmente na área social, com ambientes sociais plenamente integrados para privilegiar a convivência da família – um jovem casal com três filhos pequenos. Sala de estar, cozinha, churrasqueira gourmet com fogão à lenha junto a sala de jantar e sala de jogos compõem o pavimento térreo, onde também foram localizados garagem e um dormitório reversível, para diferentes usos. O mobiliário foi escolhido com critério para alinhamento com o projeto arquitetônico em atenção ao conforto e à elegância do conjunto. Destaque para a grande mesa em madeira rústica disposta na sala de jantar.

PAISAGISMO

JA8 Arquitetura Viva

OBRA

Schreiber Engenharia

ILUMINAÇÃO

Nilson Iluminação

FOTOGRAFIA

Rafael Ribeiro

O segundo pavimento foi reservado para a área íntima, com quatro dormitórios. A suíte do casal tem conexão com a frente e com os fundos da casa, com sacada integrada ao terraço-verde criado sobre a cobertura da garagem. Com um jardim de ervas aromáticas, este espaço foi planejado para proporcionar um refúgio para o relaxamento.

Propiciar a integração da família era uma das premissas do projeto. E o paisagismo foi fundamental neste contexto. A área em frente à casa, trabalhada sob o conceito de quintal, recebeu um espaço de estar, com um grande banco sombreado pela jabuticabeira ali plantada. Com um convidativo gramado, o cenário estimula a convivência da família e as brincadeiras das crianças ao ar livre. Na outra extremidade do terreno, floreiras com espécies de plantas vigorosas formam um agradável pano de fundo, substituindo a aridez visual que poderia ser provocada pelo muro de arrimo que teve de ser construído no local.