PROJETO | 2019

EDIFÍCIO MERAKI BEACH

Local

Jurerê Internacional

Florianópolis

Santa Catarina

Área construída

3.716m²

Proj. Arquitetônico

Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Proj. Interiores

Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Status

Obra Concluída

O contexto urbano como inspiração. Próximo do mar, no bairro Jurerê, em Florianópolis, o edifício residencial Meraki Beach apresenta implantação inusual que agrega valor ao empreendimento e, especialmente, ao entorno. Percebeu-se a oportunidade de, com o projeto, criar uma importante conexão entre a principal avenida do bairro e uma significativa via de pedestres rumo à orla que se encontrava abandonada: uma das alamedas do projeto urbanístico desenvolvido por Oscar Niemeyer, que passou a integrar a iniciativa de revitalização das alamedas conduzida pela construtora.

A solução arquitetônica adotada foi a criação de uma passagem para pedestres na lateral do lote, interligando a rod. Jorn. Maurício Sirotsky Sobrinho e a alameda Hilton Cunha, que conformam o lote, de 30X30m. Assim, além de proporcionar um novo e valorizado acesso à praia, a fachada frontal pôde ser reservada exclusivamente às lojas – motivando a criação de uma qualificada área de estar e de convivência para estimular a vida urbana e despertar na comunidade um senso de apropriação desse novo lugar. O conceito atende à proposta do empreendedor, de representar algo “feito com alma”, significado da palavra grega que dá nome ao seu primeiro empreendimento no litoral catarinense.

FOTOGRAFIA

Rafael Ribeiro

A volumetria foi composta na escala urbana, caracterizando o embasamento, corpo principal e coroamento do residencial. A base, de pé-direito duplo e mezanino, tem o acesso destacado por uma marquise de madeira natural que contorna a fachada das lojas e estabelece a transição para o plano principal, com os apartamentos. As amplas superfícies de vidro proporcionam permeabilidade visual como contribuição à vida urbana. Com o mesmo objetivo, não foi projetada área de estacionamento junto à fachada frontal.

O coroamento da edificação é feito pelo pergolado, valorizado pela reentrância com floreiras na fachada. O local abriga a área de lazer para os moradores do residencial, com vistas para o mar e para os morros, integrando espaço de estar, espaço gourmet, academia, área coberta com pergolado e piscina. Nos quatro pavimentos tipo, destaca-se a composição assimétrica na fachada principal. Ao Norte, as varandas em balanço, na esquina do prédio, contrapõem-se às varandas da fachada Sul, a qual recebeu uma grande superfície vertical de dupla função: proteção contra os ventos fortes característicos da região e configuração de um marco visual na entrada principal do bairro.